A raça Senepol e originaria de St.Croix, uma das Ilhas Virgens americanas no Caribe. É o resultado depois de 57 anos de trabalho do cruzamento entre o N'Dama, do Senegal e do Red Poll (raça britânica).
O isolamento geográfico de Saint Croix protegeu o Senepol das modas e influências que sofreu a bovinocultura das raças puras dos EUA. O Senepol nunca se rendeu a ser uma raça de estrutura pequena, compacta e com bastante gordura, que era a escola que ditava as regras de seleção de bovinos daquela época e que levaram ao anamismo dos animais. Também não participou da corrida de tamanhos de carcaças grandes e exageradas que levou algumas raças a direção oposta da eficiência. A seleção do Senepol foi caracterizada pela continua seleção para habilidade de sobreviver às difíceis condições climáticas e nutricionais de Saint Croix.
A raça tem as seguintes características: eficiência materna, precocidade, ausência de chifres, cor vermelha, tolerância ao calor e docilidade. Os animais Senepol têm grande capacidade de conseguir alimentos e baixa manutenção nutricional.